Neoformar – Medicina ocupacional

Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Prezado Cliente,

Caso sua empresa esteja enquadrada no faturamento superior a 78 milhões/ano, o prazo para envio das informações referente ao SST – Segurança e Saúde do Trabalho será a partir de 01 de Julho/2019.

Portanto, para concluir-mos o e-Social com a geração do arquivo S-2240 (Condições Ambientais) conforme orientações no Manual de Orientação do e-Social versão 2.5.01, necessitamos de algumas informações complementares que não constam no PPRA, são informações que já foram prestadas ao e-Social pela empresa nos cadastros iniciais conforme o conceito do evento abaixo:

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Conceito do evento: este evento é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo empregador/contribuinte/órgão público, indicando a prestação de serviços, pelo trabalhador ou estagiário, nos ambientes descritos no evento S-1060, bem como para informar a exposição aos fatores de risco descritos na Tabela 23 – fatores de risco ambientais.

Prazo de envio: até o dia 07 (sete) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhor. No caso de alterações da informação inicial, deverá ser enviado até o dia 07 (sete) do mês subsequente à ocorrência da alteração.

Pré-requisitos: envio dos eventos S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador, S-2300 – Trabalhadores Sem Vínculo Emprego/Estatutário – Início, o evento S- 1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho.

Portanto, necessitamos das seguintes informações adicionais:

– Descrição de atividades (por funcionário) – [Deve ser informada neste evento a descrição das atividades, físicas ou mentais, realizadas pelo trabalhador. As atividades deverão ser descritas com exatidão e de forma sucinta, permitindo a sua correta compreensão e delimitação];

– Números de CA dos EPI utilizado em cada Setor [Caso a empresa forneça EPI devem ser prestadas as informações sobre o atendimento aos requisitos das NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual – EPI) e NR-09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA). Para cada EPI também será informado o número do Certificado de Aprovação (CA)];

– Cód. De Ambiente (Setor) já informados ao e-Social [Tabela de Ambientes de Trabalho, evento S-1060].

NOTA: Cabe ressaltar que o S-2240 é por funcionário, portanto as informações são necessárias para que possamos concluir o arquivo .XML

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *